terça-feira, 22 de maio de 2012

Na unidade europeia, em Coimbra o SIM à família


A manifestação de Juntos pela Europa em Coimbra, no dia 12 de maio, contou com cerca de 250 pessoas e com representantes das regiões de Leiria, Aveiro, Viseu e Castelo Branco. O início do evento foi no Parque Verde, prolongando-se pelas ruas da cidade com uma caminhada até a Universidade, tendo-se concluído no Instituto Justiça e Paz, com a transmissão em direto de Bruxelas. A programação envolveu desde crianças até aos avós, chamando a atenção, sobretudo dos turistas.

 Esteve presente o Deputado Bruno Coimbra que salientou a importância e a atualidade do evento.
A alegria e os comentários dos participantes, as notícias dos Diário de Coimbra, Diário das Beiras e de outros órgãos da comunicação social, confirmam a importância deste evento. Foi um sinal de esperança, um testemunho de fraternidade e motivo para uma unidade europeia no espirito dos valores cristãos, que se quer, e se precisa, cada vez mais forte.

Programa
A animação do início do dia num palco ao ar livre, colocado à disposição pela Câmara Municipal da cidade, que apoiou o evento, foi realizada por um grupo de jovens e adolescentes que rapidamente conseguiu contagiar os presentes. O manifesto dos 7 Sims teve maior impacto sendo proclamado pelos mais novos com bandeiras coloridas com os sinais matemáticos atribuídos às mensagens. Depois, jogos com percurso pela natureza, etapas e enigmas e o picnic em família.
A tarde começou com a caminhada histórica, com percurso pelo Arco de Almedina, Sé Velha e Universidade, para “descobrir” as raízes cristãs da cidade. Na Porta Férrea da Universidade os jovens receberam o testemunho da estafeta mundial Run4unity da Suíça e da Noruega. A partir de então, enquanto os mais jovens asseguraram a corrida pela paz através de jogos junto à Universidade, até passarem o testemunho aos amigos dos Açores, no Instituto Justiça e Paz assistia-se à transmissão do evento em Bruxelas.

Concurso “As raízes cristãs da Europa”
Na ocasião, ocorreu ainda a final e a entrega dos prémios do concurso “As raízes cristãs da Europa” que teve a participação de alunos das escolas do 3º ciclo e secundário em articulação com as temáticas das várias disciplinas. Os jovens concorreram nas modalidades de música, fotografia, poesia, moovies e desenho.
A Prof. Alice Rocha, assessora pedagógica do Colégio São Teotónio, que também integrou o júri do concurso, destacou a qualidade dos trabalhos apresentados e o empenho dos jovens. “Além da grande criatividade, chamou a atenção para a pesquisa bíblica, histórica e nos documentos da Igreja, que os jovens realizaram”, destacou.

Preparação
A comissão formada por seis Movimentos contou também com representantes da Pastoral Familiar. O Bispo da Diocese, Dom Virgílio Antunes, acompanhou os preparativos e teve três encontros com o grupo. Na véspera da viagem para o Brasil, o que impossibilitou a sua presença no 12 de maio, quis estar com os organizadores para um momento de oração. “O mais importante é o entusiasmo por esta causa, para levar a esperança do Reino de Deus, com o testemunho dos cristãos na Europa”, disse.
Já está agendado um novo encontro com o Bispo para o balanço das atividades e a ação de graças.

Enviado por: Comissão "Juntos" de Coimbra

Sem comentários:

Enviar um comentário